Qualidade total na formação profissional: do texto ao contexto
Resumo
Discute o conceito de qualidade de ensino, sua relação com o significado de qualidade total e seus desdobramentos para a educação; questiona a dicotomia quantidade x qualidade no âmbito do sistema educacional brasileiro; explica o vínculo que se estabelece entre os indicadores implícitos na concepção de ensino de qualidade e as demandas provenientes dos novos processos de produção e suas exigências para a formação profissional. Abstract This article discusses the concept of quality education, its relation to the significance of Total Quality, and its implications on education. It questions the quality-quantity dichotomy in the scope of the Brazilian educational system. It spells out the link between the indicators implicit in the quality education concept and the demands brought by the new production processes and the requirements entailed in the education of the professional. Résumé Cet article présente une discussion du concept de Qualité de l'Enseignement, son rapport avec la signification de Qualité Totale et ce qu 'il implique dans le domaine de l 'éducation; une mise en question de la dichotomie quantité/qualité dans le cadre du système d'éducation brésilien; la mise en évidence du lien qui se forme entre les indicateurs implicites dans la conception de l'enseignement de qualité face aux demandes issues des nouveaux processus de production et de leurs exigences vis-à-vis de la formation professionnelle. Resumen El artículo discute el concepto de cualidad de la enseñanza, su relación con el significado de Cualidad Total y sus implicaciones en la educación; cuestiona la dicotomía cuantidadx cualidad en el ámbito del sistema educacional brasileño; expone el vínculo que se establece entre los indicadores implícitos en la concepción de la ensenanza de cualidad con las demandas provenientes de los nuevos procesos de producción y sus exigencias para la formación profesional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-01-1995
Como Citar
FRANCO, M. L. Qualidade total na formação profissional: do texto ao contexto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 76, n. 182/183, 1 jan. 1995.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.