O declínio do sentido público da educação

  • José Carvalho

Resumo

Em conferência apresentada ao final da década de setenta, o filósofo C. Leffort vinculou a difusão dos discursos pedagógicos “modernizantes” ao esvanecimento do ideal ético-politico da educação. Este artigo pretende, a partir dos escritos de Arendt, vincular esse esvanecimento a um aspecto característico do mundo contemporâneo: a diluição das fronteiras entre as esferas pública e privada. Esse fenômeno tem acarretado profundo impacto nas concepções sobre o significado da ação educativa e nas propostas de políticas públicas que almejam regular as concepções docentes, os conteúdos ministrados e as práticas avaliativas dos sistemas. O que se procurará demonstrar é que à medida que se passa a conceber o valor e a qualidade da educação preponderantemente a partir de seu alegado impacto econômico na vida privada do indivíduo perde-se, conseqüentemente, seu sentido ético e político. Abstract The decline in the public sense of education In a conference presented in the late seventies, the French philosopher C. Leffort linked the emergence of ‘modern’ pedagogical discourse to the disappearance of ethical and political ideals of education. The present article aims at connecting this disappearance to a typical feature of the contemporary world: the evanescence of the boundaries between the public and private spheres. This phenomenon has had a deep impact on general concepts concerning the meaning of education and on public policies aimed at regulating teachers’ procedures, curricula choices and evaluative practices. What the study intends to demonstrate is that the more one associates the significance of schooling to economical growth and individual success, the less one conceives it as an ethical and political process of building up an image of man. Keywords: public sphere; Arendt; formation and ethical ideals.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
11-02-2009
Como Citar
CARVALHO, J. O declínio do sentido público da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, n. 223, 11 fev. 2009.
Seção
Estudos