Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa intervenção e cujo objetivo era observar mudanças na prática pedagógica ao longo da implantação de uma proposta de ensino por projetos, com professores de duas escolas públicas da periferia de São Paulo, durante dois anos e meio. A formação enfatizou a prática voltada para uma situação de ensino em que se valorizava a articulação entre teoria e prática e a participação da família.Os dados apontam para resultados positivos quanto à aprendizagem dos alunos, ao desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, à participação da família e à elaboração do plano político pedagógico da escola, apenas naquela em que se contou com apoio institucional da direção. Palavras chave: ensino ativo; aprendizagem significativa; educação continuada; Proposta Pedagógica Labor; mudança e prática pedagógica ABSTRACT This paper presents a research that intended to detect changes in teaching practices during the the development of a proposal of teaching by projects in two schools in the suburbs of São Paulo, for two years and a half. The investigation followed up a teacher’s education proposal that aimed a pedagogical practice based on learning situations in which it was valued a close relationship between theory and practice and the participation of the family. The results pointed to positive gains in student’s learning, in personal and profissional development of teachers, in family and community participation and an impact in the political and pedagogical plan of the school. These results as a whole, although, refer only to one of the schools, in which the director had an active participation in the project Key words: active teaching; significative learning; teacher’s education; Labor Pedagogical Proposal;teaching practice and change.Downloads
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Publicado
11-02-2009
Como Citar
SZYMANSKI, H.; GIOIELLI, M.; POMPÉIA, S. Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, n. 223, 11 fev. 2009.
Edição
Seção
Estudos
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