Apresentação
Resumo
É com grande satisfação que a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) publica o número 256 e, com ele, arremata seu 100º volume. Fruto da responsabilidade e do empenho de suas equipes de editoras e editores e da valorosa colaboração da comunidade acadêmica e científica, a Revista, a cada nova edição, reafirma seu compromisso com a qualidade, o rigor científico, a reflexão crítica, a liberdade de expressão, a ética democrática e o Direito à Educação. Princípios, conceitos, valores e marcos irrenunciáveis não apenas para nós.Este número é aberto com um artigo da pesquisadora Alcione Nawroski intitulado “Little proletarians in Warsaw: from practices of Janusz Korczak to theories of Paulo Freire” (“Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire”). Apresentado em inglês, o trabalho trata das teorias e práticas pedagógicas de dois grandes educadores do século XX: Janusz Korczak (1878-1942) e Paulo Freire (1921-1997). O primeiro foi um educador judeu-polonês que viveu boa parte da sua vida em Varsóvia, onde implementou suas ideias sobre educação infantil, que, neste artigo, são apresentadas com base no Maly Przeglad (“Pequena Revista”, em livre tradução) – um jornal fundado em 1926 e extinto em setembro de 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O segundo, o educador brasileiro conhecido, entre ouras coisas, por abordar as questões da leitura e escrita de trabalhadores adultos. A autora considera que o fato de Korczak ter trabalhado com crianças e Freire com adultos nada os distancia, mas, pelo contrário, os aproxima por ambos tratarem do direito dos oprimidos à educação. Com efeito, o artigo propõe uma análise, baseada no Maly Przeglad , com vistas a compreender o perfil social e econômico de leitores infantis, o papel dos professores, e, finalmente, os conceitos educacionais que permearam a produção dos dois educadores. Para concluir, apresenta ideias sobre mídias sociais organizadas por meio da leitura e da escrita, capazes de elevar a consciência social daqueles e daquelas menos favorecidos socialmente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
20-12-2019
Como Citar
CIENTÍFICA, E. Apresentação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 256, 20 dez. 2019.
Edição
Seção
Apresentação
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.