Inserção na docência da Academia Militar das Agulhas Negras: a perspectiva dos professores

Palavras-chave: educação superior, ensino militar, desenvolvimento profissional.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os desafios de atuação docente, no contexto do ensino superior militar, na perspectiva dos professores da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O referencial teórico apoia-se nas contribuições de autores que vêm discutindo o processo de inserção de profissionais e o seu desenvolvimento na carreira docente em instituições civis de ensino. Foi realizada pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de um questionário (com questões discursivas e objetivas de múltipla escolha) e análise documental. A pesquisa contou com a participação de 47 docentes de um total de 95. O questionário foi respondido por meio eletrônico, sendo garantido o anonimato dos participantes. A análise dos dados demonstrou que 55% dos docentes que compunham a amostra foram graduados na própria instituição, portanto, vinham do ensino superior militar, enquanto 45% foram graduados em instituições civis. Os resultados demonstraram ainda que há diferentes percepções sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre os desafios da carreira docente, no contexto do ensino superior militar, as quais podem estar associadas à trajetória acadêmica e aos vínculos institucionais anteriores.

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Biografia do Autor

Anderson Magno de Almeida, Academia Militar das Agulhas Negras: Resende, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Neusa Banhara Ambrosetti, Universidade de Taubaté (Unitau). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, Brasil.

 

 

Publicado
18-06-2019
Como Citar
MAGNO DE ALMEIDA, A.; BANHARA AMBROSETTI, N. Inserção na docência da Academia Militar das Agulhas Negras: a perspectiva dos professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 256, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos