A importância da classe hospitalar Semear do Recife no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer

Palavras-chave: aluno hospitalizado, aprendizagem, escola em hospital.

Resumo

As classes hospitalares surgem como espaço institucional importante na continuidade do processo de escolarização dos sujeitos hospitalizados e atuam na garantia de direitos desses estudantes. A presente pesquisa propõe-se a adentrar no campo da pedagogia hospitalar e possui como objetivo geral analisar a importância da classe hospitalar Semear do Recife, localizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas análise documental, observações com diário de campo na classe hospitalar e entrevista com roteiro semiestruturado com a professora. Percebemos claramente a importância da classe hospitalar para a continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes, evitando o rompimento do ciclo escolar devido ao momento de internamento, bem como a relevância das atividades pedagógicas e a significação dessa modalidade de ensino para os discentes em tratamento do câncer. Foi possível constatar também que o pedagogo tem papel fundamental na classe hospitalar, pois é ele quem planeja, executa e analisa o que está dando certo ou não nas atividades diárias da classe. É preciso que os indivíduos hospitalizados sejam vistos como sujeitos de direito, do direito à saúde e também à educação. 

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Biografia do Autor

Raffael Bruno Gomes dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Cláudia Cristina da Conceição, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil. 

Pós-graduanda em Psicopedagogia Clinica-Institucional pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Recife, Pernambuco, Brasil.

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil. 

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
GOMES DOS SANTOS, R. B.; DA CONCEIÇÃO, C. C.; FERRO CAVALCANTE, T. C. A importância da classe hospitalar Semear do Recife no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 256, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos