Técnicas de produção e tratamento de dados qualitativos em teses e dissertações sobre Tecnologias Educacionais Digitais utilizando a pesquisa-ação

Palavras-chave: pesquisa-ação, tecnologia educacional, produção e tratamento de dados.

Resumo

São muitas as técnicas de produção e tratamento de dados utilizadas em pesquisas qualitativas, como entrevistas, observações, diários de campo, fotografias, vídeos, entre outras. Essa grande quantidade de técnicas gera certa dúvida no momento de escolher quais se enquadram melhor na pesquisa a ser realizada. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar as técnicas de produção e tratamento de dados empregados em dissertações e teses que tenham como concepção a pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático dividido em três etapas: o planejamento, a realização/condução e a análise dos resultados. A questão da pesquisa a ser respondida com este mapeamento sistemático é: quais ferramentas e técnicas de produção e tratamento de dados são utilizadas em teses e dissertações brasileiras que abordam tecnologias educacionais digitais e têm como concepção de pesquisa a pesquisa-ação? A busca foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da string de busca: “tecnologias” or “digital” or “virtual” and “pesquisa-ação” or “investigação-ação”. A fundamentação teórica deste estudo está amparada em autores que seguem a abordagem da pesquisa qualitativa em educação, como Flick (2004), Gatti (2002) e Gibbs (2009). Além disso, foi considerado para o desenvolvimento da pesquisa o autor Kitchenham (2004), que estuda o planejamento de mapeamentos sistemáticos. Após a leitura dos trabalhos selecionados, observou-se que as técnicas mais utilizadas foram a observação e a construção de diários de campo, complementadas por entrevistas, imagens e análise documental. 

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Biografia do Autor

Andressa Falcade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Laís Falcade, Faculdade Integrada de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eduardo Dalcin, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar). Santo Augusto, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
FALCADE, A.; FALCADE, L.; ABEGG, I.; DALCIN, E. Técnicas de produção e tratamento de dados qualitativos em teses e dissertações sobre Tecnologias Educacionais Digitais utilizando a pesquisa-ação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 256, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos