O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da análise da experiência vivenciada por uma mestranda durante atividades desenvolvidas em seu estágio de docência, decorrido no segundo semestre de 2015, nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III no Ensino Médio do curso de licenciatura em Química de uma universidade cearense. Serão relatadas as etapas da experiência e algumas reflexões a respeito de aprendizados, anseios e perspectivas formativas da pós-graduanda, embasadas na literatura disponível sobre esse campo de conhecimento. Os resultados obtidos indicam que as contribuições dessa experiência foram importantes para o desenvolvimento profissional da mestranda, todavia são insuficientes, mostrando-se premente, no contexto da pós-graduação stricto sensu, a necessidade de inserção de componentes curriculares que possibilitem o desenvolvimento de um diálogo mais aprofundado entre a parte teórica do curso e o preparo para o magistério no ensino superior.
Downloads
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.