Os Cursos On-line Abertos e Massivos (Mooc) como ambientes heutagógicos

Palavras-chave: ambiente virtual de aprendizagem, metodologia do ensino, teorias de aprendizagem.

Resumo

Os Cursos On-line Abertos e Massivos, conhecidos como Mooc (Massive Open Online Course), são ambientes de aprendizagem únicos em virtude da grande dimensão e do alcance global de participantes. A criação de ambientes de aprendizagem para grandes públicos é extremamente complexa e levanta muitas  questões de desenho devido à diversidade da origem, da competência e das experiências prévias dos participantes. A teoria de aprendizagem emergente, a heutagogia, deve ser considerada quando se trata do desenho pedagógico de um Mooc. No entanto, o potencial dessa teoria no desenho desses cursos ainda não foi examinado profundamente. Este artigo tem como objetivo mapear a literatura dos dois campos de investigação envolvidos, nomeadamente na área dos Mooc e da heutagogia,  a fim de proporcionar uma compreensão extensa e profunda sobre o potencial da teoria heutagógica para o desenho de um Mooc. Os resultados desta análise indicam que existe um hiato entre o ambiente de aprendizagem do Mooc, que requer uma elevada autonomia por parte dos participantes, e as características do público-alvo que se revela despreparado para participar desse tipo de curso, aumentando a necessidade de entender melhor os aprendentes em termos de sua prontidão para aprender no ambiente Mooc.

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Biografia do Autor

Nikoletta Agonács, Universidade de Lisboa (Ulisboa). Lisboa, Lisboa, Portugal.

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil

João Filipe Matos, Universidade de Lisboa (Ulisboa). Lisboa, Lisboa, Portugal.

Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa (Ulisboa). Lisboa, Lisboa, Portugal.

 

Publicado
18-06-2019
Como Citar
AGONÁCS, N.; MATOS, J. F. Os Cursos On-line Abertos e Massivos (Mooc) como ambientes heutagógicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos