A “forma diferente de abordagem” do Enade 2017: análise e discussão a partir da percepção de estudantes concluintes de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave: educação a distância, ensino e formação, filosofia, interpretação, lógica.

Resumo

Em resposta ao Questionário de Percepção da Prova relativo ao Enade aplicado em 2017, concluintes do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), oferecido na modalidade a distância, entre os anos de 2014 e 2019, indicaram a “forma diferente de abordagem do conteúdo” como principal fator de suas dificuldades na prova. O objetivo deste estudo é compreender o sentido dessa expressão, procurando determinar a que ela se refere e quais aspectos do ensino e da formação em Filosofia ela mobiliza. A identificação desses elementos repercute no interesse de contribuir com os estudos filosóficos no âmbito da graduação, visando remediar eventuais carências de conteúdo programático, afloradas pelos resultados do Enade. Esta análise se pauta em fonte documental relativa à apreciação do Questionário de Percepção de estudantes, divulgada pelo Relatório de Curso do Inep. As informações são examinadas em conjunto com os dados coletados pelo Colegiado de Curso, que, por meio de pesquisa realizada com a ferramenta Formulários Google, angariou as respostas enviadas por 66 concluintes. O teste de hipóteses dedutivas, em parceria com a análise estatística de itens, sugere que a “forma diferente de abordagem” está relacionada com o campo filosófico de Lógica/Linguagem e com a competência para interpretar. Propõe-se uma reflexão sobre o desenvolvimento de metodologias para o estudo da Lógica e ações didático-pedagógicas para o incremento do ensino de Hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Pereira do Carmo Murta, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Filosofia pela Université de Paris 8, Saint-Denis, Île-de-France, França.

Jacir Silvio Sanson Junior, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil. 

Publicado
25-04-2022
Como Citar
PEREIRA DO CARMO MURTA, C.; SANSON JUNIOR, J. S. A “forma diferente de abordagem” do Enade 2017: análise e discussão a partir da percepção de estudantes concluintes de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, 25 abr. 2022.
Seção
Seção Comemorativa