BNC – Formação de Professores: da completa subordinação das políticas educacionais à BNCC ao caminho da resistência propositiva

Palavras-chave: políticas de formação de professores, currículo, BNCC, BNC-Formação.

Resumo

O artigo analisa impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação) na tentativa de padronização do currículo e do trabalho docente sob a lógica do capital, das políticas neoliberais e da ordenação do Estado mínimo. Discute também como o engendramento da educação e da formação docente tem se pautado por um ideário determinado pelo mercado com base nos princípios administrativos e empresariais. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso na Rede Municipal de Ensino (RME) de Goiânia, realizada mediante análise da legislação educacional e de entrevistas com um grupo de professoras formadoras. Os resultados apontam para a reconfiguração da formação continuada na RME de Goiânia, subsidiada pela premissa pragmática e tecnocrata de educação e de formação docente prescrita pela BNCC e pela BNC-Formação.

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Biografia do Autor

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Catalão (UFCat). Catalão, Goiás, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais. Brasil.

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais. Brasil.

 

Publicado
27-12-2022
Como Citar
XIMENES, P. DE A. S.; MELO, G. F. BNC – Formação de Professores: da completa subordinação das políticas educacionais à BNCC ao caminho da resistência propositiva. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 27 dez. 2022.
Seção
Estudos