Abordagens pedagógicas em Educação Ambiental: uma revisão sistemática

Palavras-chave: revisão sistemática; educação ambiental; abordagem pedagógica; prática docente; meio ambiente

Resumo

Com o objetivo de analisar as concepções e abordagens pedagógicas da educação ambiental (EA), foi realizada uma revisão sistemática nos artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) entre os anos de 2010 e 2020. A revisão apresenta 11 artigos, analisados com base na operacionalização de Minayo (1999). As categorias a priori se constituem em concepções tradicionais e inovadoras de EA, utilizando como critério de classificação os indicadores elaborados mediante o cruzamento das abordagens do ensino de Mizukami (1986), dos paradigmas educacionais de Behrens (2013) e das correntes de EA de Sauvé (2005). Os resultados demonstram o predomínio da concepção inovadora, sobretudo pelo fato de a maioria dos trabalhos ter sido publicada após o ano de 2015. A diferença temporal é outro fator a considerar: apenas um trabalho incluído na categoria das concepções tradicionais foi publicado nos últimos cinco anos. Acredita-se que os resultados possam contribuir para a ampliação do debate quanto à importante relação entre a abordagem pedagógica e as características da EA na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Leon Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Daniela Gureski Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado
19-07-2023
Como Citar
GOMES, Y. L.; SAHEB PEDROSO, D.; GURESKI RODRIGUES, D.; ANDRADE DE JESUS LELIS, D. Abordagens pedagógicas em Educação Ambiental: uma revisão sistemática . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5221, 19 jul. 2023.
Seção
Estudos