Avaliação em educação infantil: desafios brasileiros em diálogo com as experiências de Portugal e da Itália

Palavras-chave: educação infantil, avaliação de contexto, processo reflexivo e formativo.

Resumo

O presente artigo discute a avaliação no contexto da educação infantil brasileira, propondo um diálogo com as experiências da Itália e de Portugal. Constitui-se num estudo bibliográfico elaborado com base na apresentação e discussão de publicações acadêmicas e de documentos governamentais sobre as experiências desses países e sobre a trajetória recente do tema no Brasil. Os processos português e italiano vislumbram e concretizam uma nova cultura avaliativa da oferta educativa em âmbito institucional, guiados por demandas distintas e por especificidades próprias. Entretanto, compartilham princípios comuns, entre os quais: a participação democrática; a negociação; o potencial formativo; e a intencionalidade principal relativa à melhoria da qualidade educativa. Conhecer e compreender tal mudança de paradigma interessa para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e para a implementação de percursos de avaliação em redes e instituições públicas e privadas. As referidas experiências contribuem para o fomento ao debate, com proposições de políticas públicas de avaliação e com a efetivação de práticas avaliativas, voltadas ao soerguimento da oferta formativa para as crianças pequenas em creches e pré-escolas.

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Biografia do Autor

Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

 Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Donatella Savio, Università degli Studi di Pavia (UNIPV). Pavia, Lombardia, Itália.

Doutora em Pedagogia pela Università degli Studi di Roma “la Sapienza”. Roma, Itália.

Lúcia Santos, Fundação Bissaya Barreto. Coimbra, Portugal.

Doutora Honoris Causa em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Rita de Cássia Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.

Publicado
27-12-2022
Como Citar
MORO, C.; SAVIO, D.; SANTOS, L.; COELHO, R. DE C. Avaliação em educação infantil: desafios brasileiros em diálogo com as experiências de Portugal e da Itália. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 27 dez. 2022.
Seção
Estudos