“As crianças podem ser críticas de literatura?”: a contribuição de Aidan Chambers para o ensino de literatura

Palavras-chave: Aidan Chambers; literatura; educação literária.

Resumo

Aidan Chambers é um reconhecido escritor inglês dedicado ao público jovem que, paralelamente à atividade artística, estuda e elabora práticas para o ensino de literatura na escola. O objetivo deste artigo é descrever o enfoque no qual se baseia a “conversa literária” como prática social significativa na escola e na vida. Segundo Chambers (2007b, 2011b), as sessões “Diga-me” (Tell Me) não são um método, mas sim um enfoque que entende que crianças podem tornar-se críticos de literatura. Para esse fim, a discussão está dividida em quatro partes: a apresentação do autor e sua obra; o jogo de vozes (Bakhtin, 2002) presentes na proposição de Chambers; a categorização da corrente discursiva sobre a recepção e o efeito de obras estéticas (Barthes, 2000, 2013; Dewey, 2010; Iser, 1999, 2002) e, finalmente, a descrição do enfoque “Diga-me”. Os resultados obtidos levam à sistematização do elo discursivo que sustenta a proposição de uma abordagem pertinente para a leitura literária nas salas de aula, que parte da leitura individual e transita para o ato coletivo, negociando e compartilhando os sentidos de um objeto estético. Em razão de os trabalhos de Chambers não estarem traduzidos para o português, entende-se este exercício como uma contribuição para o campo do ensino da literatura no Brasil.

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Biografia do Autor

Mariana Cortez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
20-06-2023
Como Citar
CORTEZ, M. “As crianças podem ser críticas de literatura?”: a contribuição de Aidan Chambers para o ensino de literatura . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5305, 20 jun. 2023.
Seção
Estudos