A compleja relación humana en el espacio escolar: ¿Qué nos tiene que revelar la indisciplina, el currículo y la cultura?

  • Rosane Barreto Ramos dos Santos Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Paulo Pires de Queiroz Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Palavras-chave: diálogo, escola básica, interculturalidade.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa-descritiva, autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense, de acordo com o parecer consubstanciado nº 2.112.310, realizada em duas escolas da cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, que trazia como objetivos identificar as impressões de professores e alunos sobre indisciplina discente e cultura no espaço escolar, bem como observar os atos indisciplinares e analisar a importância de diálogos interculturais na diminuição de conflitos. Utilizando como referencial teórico Barreto (2018), Caldeira (2007), Silva (2020), Freire (2016), Tardif (2014), Candau (2012) e Walsh (2009), foram abordados os eixos indisciplina, currículo e cultura no cotidiano da escola básica e as relações desenvolvidas entre docentes e discentes. Como instrumentos foram empregados observação de campo, análise documental e entrevista semiestruturada com 6 professores e 20 alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental, envolvidos em situação de conflito e indisciplina nas práticas de sala de aula. A triangulação dos dados obtidos ao longo da empiria revelou a necessidade de serem construídos diálogos interculturais por meio de práticas curriculares flexíveis e plurais que viabilizem construções pedagógicas de reconhecimento e valorização dos diferentes sujeitos em suas origens étnico-histórico-culturais, dirimindo situações de conflito e contribuindo, assim, para um processo de ensinoaprendizagem exitoso.

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Biografia do Autor

Rosane Barreto Ramos dos Santos, Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Maestra en Diversidad e Inclusión por la Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Doctor en Filosofía y Humanidades por la Columbia Pacific University, San Rafael, California, United States – Título reconocido por la Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
27-05-2022
Como Citar
BARRETO RAMOS DOS SANTOS, R.; PIRES DE QUEIROZ, P. A compleja relación humana en el espacio escolar: ¿Qué nos tiene que revelar la indisciplina, el currículo y la cultura?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 261, 27 maio 2022.
Seção
Estudos