Como ajudar professores do magistério superior a transformar metodologias passivas em metodologias ativas na sala de aula: a prática da Clínica da Atividade Docente em foco

Palavras-chave: metodologias ativas; prática docente; Clínica da Atividade Docente; formação docente continuada

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência em formação docente continuada na educação superior e tem por objetivo mostrar como ajudar professores a transformar metodologias passivas em metodologias ativas em sala de aula. As chamadas “metodologias ativas” estão em voga e talvez nunca se tenha exigido, recomendado ou esperado tanto quanto agora que os professores passem a “usá-las” ou “empregá-las” em suas salas de aula, para benefício dos alunos. Nesse sentido, os professores teriam que “abandonar” as metodologias passivas que tradicionalmente vêm “utilizando”. Diante desse cenário, adota-se, neste trabalho, a prática teórico-metodológica da Clínica da Atividade Docente, que se orienta amplamente por uma perspectiva dialógico-desenvolvimental, inspirada em Bakhtin e Vigotski, e utiliza o método ou a técnica da autoconfrontação, em que, de modo geral, os professores observam imagens de si em ação e são levados a analisar suas atividades, interagindo coletivamente. Por meio desses pressupostos teórico-metodológicos, nós mostramos, neste relato de experiência, com base em um caso clínico concreto, que o mais indicado é buscar ajudar efetivamente os professores a chegar a metodologias ativas mediante a transformação concreta das metodologias passivas que já mobilizam em sala de aula, ao interagirem dialogicamente com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco, Paraná, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Dalvane Althaus , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Cristiane Regina Budziak Parabocz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco, Paraná, Brasil.

Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Sirlei Dias Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco, Paraná, Brasil.

Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado
12-09-2023
Como Citar
LIMA, A.; ALTHAUS , D.; REGINA BUDZIAK PARABOCZ, C.; DIAS TEIXEIRA, S. Como ajudar professores do magistério superior a transformar metodologias passivas em metodologias ativas na sala de aula: a prática da Clínica da Atividade Docente em foco. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5468, 12 set. 2023.
Seção
Relatos de Experiência