[Re]visitando a antropologia e a educação de meados do século 20: o Projeto Columbia de Anísio Teixeira a Josildeth Gomes Consorte
Resumo
O artigo tem o objetivo de compreender por meio da trajetória da antropóloga baiana Josildeth Gomes Consorte as articulações entre a antropologia e a educação nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil, sobretudo, a importância do Projeto Columbia como uma experiência fundamental para a posterior criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) por Anísio Teixeira. Analisam-se entrevistas com a autora e artigos em que ela retoma o período da década de 1940-1950 e a temática da educação como objetos de reflexão, além de debates acadêmicos de cunho histórico-documental sobre o Projeto Columbia. Dessa forma, a Bahia e a circulação de intelectuais derivada direta ou indiretamente do projeto promoveram a iniciação na antropologia para muitos pesquisadores e a concretização de pesquisas doutorais, não só com a vinda de estrangeiros, mas com a ida de brasileiro(a)s para os Estados Unidos, sendo a trajetória de Josildeth elucidativa desse movimento.
Downloads
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.