[Re]visitando a antropologia e a educação de meados do século 20: o Projeto Columbia de Anísio Teixeira a Josildeth Gomes Consorte

Palavras-chave: antropologia; educação; história da educação; Projeto Columbia

Resumo

O artigo tem o objetivo de compreender por meio da trajetória da antropóloga baiana Josildeth Gomes Consorte as articulações entre a antropologia e a educação nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil, sobretudo, a importância do Projeto Columbia como uma experiência fundamental para a posterior criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) por Anísio Teixeira. Analisam-se entrevistas com a autora e artigos em que ela retoma o período da década de 1940-1950 e a temática da educação como objetos de reflexão, além de debates acadêmicos de cunho histórico-documental sobre o Projeto Columbia. Dessa forma, a Bahia e a circulação de intelectuais derivada direta ou indiretamente do projeto promoveram a iniciação na antropologia para muitos pesquisadores e a concretização de pesquisas doutorais, não só com a vinda de estrangeiros, mas com a ida de brasileiro(a)s para os Estados Unidos, sendo a trajetória de Josildeth elucidativa desse movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Bernardes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Publicado
22-08-2023
Como Citar
BERNARDES, M. [Re]visitando a antropologia e a educação de meados do século 20: o Projeto Columbia de Anísio Teixeira a Josildeth Gomes Consorte. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5541, 22 ago. 2023.
Seção
Estudos