Análise de prática como dispositivo de formação de uma professora alfabetizadora

Palavras-chave: professores iniciantes; profissionalização; formação de professores

Resumo

Este relato de experiência, baseado em pressupostos autoetnográficos, objetiva realizar uma análise de prática de uma professora alfabetizadora em início de carreira mediante um plano de aula, buscando identificar quais saberes são mobilizados em suas ações e refletir em que medida esses saberes podem contribuir para o processo de formação docente. Os resultados revelam que os saberes docentes são multifacetados, complexos e oriundos de diversas fontes. À vista disso, a análise de prática constitui um dispositivo de formação docente e identificação de uma cultura profissional, ao possibilitar um espaço de socialização e, consequentemente, aprimoramento do trabalho desenvolvido no âmbito da sala de aula na aquisição de um habitus docente.

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Biografia do Autor

Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Marcia Regina Onofre, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
22-08-2023
Como Citar
ZACHARIAS-CAROLINO, A. G.; ONOFRE, M. R.; SOUZA NETO, S. DE. Análise de prática como dispositivo de formação de uma professora alfabetizadora . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5548, 22 ago. 2023.
Seção
Relatos de Experiência