Dossiê Paulo Freire: Um projeto-piloto de alfabetização de adultos – de Brasília para o Brasil

Palavras-chave: alfabetização de adultos; Brasília (DF); Plano Nacional de Alfabetização; Paulo Freire; emancipação

Resumo

O presente artigo resulta de investigação relativa à experiência de alfabetização de adultos realizada em Brasília nos seus primórdios. Iniciada em 1963, sob a coordenação de Paulo Freire, essa experiência constituiu o embrião do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), proposto pelo governo João Goulart. A pesquisa que serve de base para este estudo se desenvolveu mediante análise documental, orientada pela concepção crítica do método historiográfico. Os dados obtidos dialogam com os coletados no “Dossiê Paulo Freire”, concedido pela professora Maria de Souza Duarte ao acervo do Museu da Educação do Distrito Federal. Esse dossiê é composto por uma coleção de fotografias dos primeiros círculos de cultura em Brasília, bem como de reuniões das autoridades, de âmbito federal, responsáveis pelo PNA, além de documentos textuais relacionados ao objeto investigado. A riqueza de dados encontrados sobre Paulo Freire demonstra a importância de sua passagem pela nova capital e o caráter emancipador do projeto de alfabetização. A abrupta interrupção da experiência, pelo golpe de 1964, impediu a continuidade das políticas públicas de alfabetização de adultos em curso no Brasil e impôs o apagamento da presença do educador na capital do País durante a Ditadura Militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel de Almeida Moraes, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Eva Waisros Pereira, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Aberta (UAb). Lisboa, Portugal.

Maria Paula Vasconcelos Taunay, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Educação e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Publicado
27-10-2023
Como Citar
MORAES, R. DE A.; WAISROS PEREIRA, E.; TAUNAY, M. P. V. Dossiê Paulo Freire: Um projeto-piloto de alfabetização de adultos – de Brasília para o Brasil . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5562, 27 out. 2023.
Seção
Estudos