O status socioeconômico e o desempenho de licenciandos em Biologia, Física, Matemática e Química nos conteúdos de História e Filosofia da Ciência no Enade 2017

Palavras-chave: Enade; História e Filosofia da Ciência; capital cultural

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa de doutorado cujo objetivo foi identificar, com base na análise das provas de Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, as variáveis sociais que explicam o desempenho dos estudantes em itens com conteúdo de História e Filosofia da Ciência. Como premissa, assumimos que os itens propostos nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) poderiam ser indicadores relevantes dos conteúdos considerados importantes pelo Ministério da Educação para a formação de docentes nos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, conforme alguns objetivos explicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A metodologia utilizou pesquisa documental e análise estatística das informações de 2017 do Banco de Microdados do Inep. Considerando que nossos testes mostraram que o desempenho dos alunos nos itens está associado a relações multivariadas entre as variáveis selecionadas (variáveis demográficas, socioeconômicas, categoria administrativa das instituições de ensino superior e mecanismos de acesso ao ensino superior), utilizamos a técnica multivariada Two Steps Clusters para criar uma nova variável com base na renda familiar e na escolaridade dos pais dos estudantes. Observamos que a condição socioeconômica e o background familiar dos alunos estão associados ao desempenho nos itens selecionados: quanto maior o nível socioeconômico, melhor o desempenho do aluno; em contrapartida, menos acertos se mostraram associados a status socioeconômicos menos elevados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivy Judensnaider, Universidade Paulista (Unip). São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Silvia F. de M. Figueirôa, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
22-12-2023
Como Citar
JUDENSNAIDER, I.; DE M. FIGUEIRÔA, S. F. O status socioeconômico e o desempenho de licenciandos em Biologia, Física, Matemática e Química nos conteúdos de História e Filosofia da Ciência no Enade 2017. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5612, 22 dez. 2023.
Seção
Estudos