Entre histórias incorporadas e reificadas: estudo comparado de textos/documentos curriculares locais (2018 e 2019)

Palavras-chave: currículo do tempo presente; estudo comparado; textos/documentos curriculares locais; histórias incorporadas e reificadas

Resumo

Neste artigo, apreendemos e comparamos a existência de histórias incorporadas/individuais ou reificadas/coletivas (Silva, 2021) em textos/documentos curriculares locais, na região Centro-Oeste, especificamente aqueles das redes estaduais de ensino de Mato Grosso do Sul (2019) e Mato Grosso (2018a, 2018b) para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas publicações ocorreram após a homologação da Base Nacional Comum Curricular e indiciam, nas prescrições delineadas na parte diversificada, significações no contexto da produção de texto. Para as análises, orientamo-nos (praxiologicamente) não apenas sobre o sistema de relações curriculares objetivas, mas também sobre as relações dialéticas e as disposições estruturadas acerca das relações regionalizadas/municipalizadas entre a educação, a escola, a cultura e a sociedade. Dessa forma, partimos do pressuposto de que, na condição relacional, os currículos se aproximam de esquemas normativos, para os quais os agentes não obedecem às regras (permanência das histórias reificadas) sem elaborar suas estratégias (illusio de histórias incorporadas).

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Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Christiane Caetano Martins Fernandes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Publicado
18-12-2023
Como Citar
TAVARES SILVA, F. DE C.; MARTINS FERNANDES, C. C. Entre histórias incorporadas e reificadas: estudo comparado de textos/documentos curriculares locais (2018 e 2019). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5670, 18 dez. 2023.
Seção
Estudos