Contribuição do planejamento dialógico na construção de escolas democráticas rumo à cidadania planetária

Palavras-chave: educação ambiental crítica; ecopedagogia; horta escolar; escola pública; parceria escola-universidade

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a análise crítica e reflexiva do processo de construção do Planejamento Dialógico Ecopedagógico (PDE) junto com a Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, para a implantação coletiva de uma horta pedagógica agroecológica. O trabalho foi desenvolvido entre maio de 2021 e dezembro de 2022, no contexto pandêmico do retorno às aulas presenciais, após o período de isolamento decorrente da covid-19. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação e complementado com observação participante, com rodas de conversa e com construção de mapas mentais colaborativos. Para a coleta de dados, foram utilizadas sistematização de experiências e percepções da pesquisadora como observadora participante, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa direcionadas à avaliação. Os resultados foram apresentados e discutidos em quatro ciclos do planejamento dialógico, todos desenvolvidos de forma presencial na unidade escolar. Percebeu-se o potencial de alcance do PDE quanto às competências, às habilidades e aos objetivos pedagógicos específicos do currículo escolar e às competências transversais de estudantes e docentes; aos aportes para o estímulo dos domínios cognitivos, afetivos e psicomotores nos discentes; e ao engajamento e à mobilização comunitária em diferentes escalas. Como conclusão, o trabalho evidenciou a potencialidade do PDE na construção de escolas públicas democráticas rumo à cidadania planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yayenca Yllas Frachia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Heloisa de Camargo Tozato, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Heloisa Teixeira Firmo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Ana Lúcia do Amaral Vendramini , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
04-04-2024
Como Citar
YLLAS FRACHIA, Y.; DE CAMARGO TOZATO , H.; TEIXEIRA FIRMO, H.; DO AMARAL VENDRAMINI, A. L. Contribuição do planejamento dialógico na construção de escolas democráticas rumo à cidadania planetária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5680, 4 abr. 2024.
Seção
Relatos de Experiência