Transtorno do desenvolvimento da coordenação: o desempenho escolar de adolescentes sob a percepção docente

Palavras-chave: percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva

Resumo

O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental – anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samia Darcila Barros Maia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Cleverton José Farias de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Andrea Michele Freudenheim, Doutora em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Lúcio Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil

Doutor em Ciências pela Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
20-12-2023
Como Citar
DARCILA BARROS MAIA, S.; FARIAS DE SOUZA, C. J.; FREUDENHEIM, A. M.; FERNANDES FERREIRA, L. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: o desempenho escolar de adolescentes sob a percepção docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5690, 20 dez. 2023.
Seção
Estudos