Formação continuada na perspectiva inclusiva pela via da pesquisa e extensão: as funções mediadoras da relação teoria e prática na constituição de grupos de estudo-reflexão

Palavras-chave: formação continuada pela pesquisa e extensão; pesquisa-ação colaborativo-crítica; grupos de estudo-reflexão

Resumo

A formação continuada na perspectiva inclusiva em articulação com a pesquisa e extensão é o objeto de análise deste estudo qualitativo. A necessidade de relações partindo da colaboração, estabelecidas entre universidade e sociedade/escola por meio da pesquisa e extensão, pode contribuir com a produção de conhecimentos que abarquem os contextos sociais. Assim, esta investigação visa analisar a possibilidade para formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial, mediante a constituição de grupos de estudo-reflexão em parceria entre universidade e redes de ensino municipais. Os presentes dados vinculam-se a um grupo de pesquisa – registrado no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – que, desde 2013, realiza pesquisa e extensão pela formação continuada na perspectiva inclusiva. Empregou-se como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica, fundamentada na racionalidade comunicativa e em funções mediadoras da relação teoria e prática de Jürgen Habermas. Os grupos de estudo-reflexão em análise constituíram-se com gestores de educação especial e profissionais das redes de ensino, pesquisadores, professores e estudantes de uma universidade federal. Os dados indicam a possibilidade de desenvolver e implementar processos para formação continuada mediante o viés emancipatório, democraticamente, produzindo conhecimentos pela autorreflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Lima de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Nazareth Vidal da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil

Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Alegre, Espírito Santo, Brasil.

Bárbara Rebecca Baumgartem França, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Marcela Lemos Leal Reis, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado
21-12-2023
Como Citar
LIMA DE ALMEIDA, M.; VIDAL DA SILVA, N.; BAUMGARTEM FRANÇA, B. R.; LEMOS LEAL REIS, M. Formação continuada na perspectiva inclusiva pela via da pesquisa e extensão: as funções mediadoras da relação teoria e prática na constituição de grupos de estudo-reflexão. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5699, 21 dez. 2023.
Seção
Estudos