“É que eu sei um diferente, que voa mais”: a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças

Palavras-chave: etnografia; crianças; técnicas de pesquisa

Resumo

O presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.

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Biografia do Autor

Flávia Martinelli Ferreira, Universidad de la República (Udelar). Paysandú, Paysandú, Uruguay

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
20-12-2023
Como Citar
MARTINELLI FERREIRA, F.; DITTRICH WIGGERS, I. “É que eu sei um diferente, que voa mais”: a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5712, 20 dez. 2023.
Seção
Estudos