Exercícios de leitura pessoal em livros escolares do Brasil e de Portugal

Palavras-chave: ensino de leitura; livros didáticos; leitura subjetiva; literatura

Resumo

O artigo analisa a frequência e o modo como a leitura pessoal é trabalhada no eixo literário de livros escolares do Brasil e de Portugal. O corpus foi constituído por 73 exercícios de compreensão textual pertencentes a dois manuais de Português do 4º ano da escolaridade básica, sendo um exemplar de cada país. A análise, fundamentada na técnica de análise de conteúdo, foi composta pelas etapas de mapeamento e de categorização das amostras, e seus resultados foram discutidos quantitativa e qualitativamente. Os resultados apontam que são pouco frequentes exercícios que solicitam a expressão da subjetividade. Em ambos os casos, são preponderantes atividades de viés pessoal centradas no gosto, na concordância/discordância e na emissão de opinião, sendo raramente propostas questões sobre a identificação/não identificação com o texto. O maior ponto de divergência entre o manual brasileiro e o português diz respeito ao lugar ocupado pelas perguntas pessoais na sequência didática, o que suscitou reflexões sobre as implicações de se promover a expressão da subjetividade antes e/ou após a leitura.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos de Sá, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil.

Carlinda Leite, Universidade do Porto (UP). Porto, Portugal.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (UP). Porto, Portugal.

Publicado
04-04-2024
Como Citar
DE SÁ, A. P. DOS S.; LEITE, C. Exercícios de leitura pessoal em livros escolares do Brasil e de Portugal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5750, 4 abr. 2024.
Seção
Estudos