Cidadania nos cursos de Pedagogia: uma análise de projetos político-pedagógicos

Palavras-chave: cidadania; projeto político-pedagógico; curso de Pedagogia

Resumo

Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa de tipo documental, realizada em cursos de Pedagogia no Brasil, que toma como tema a questão da cidadania. O objeto da investigação são os projetos político-pedagógicos (PPPs) de uma amostra de dez cursos selecionados em dez unidades da Federação, com base no critério de maior nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O problema de pesquisa consiste em saber como a cidadania é apresentada nos PPPs dos referidos cursos, considerando que a Constituição Federal reza que ela deve ser assumida como finalidade da educação, o que ressoa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996. Dentre os resultados alcançados, destaca-se que a palavra cidadania só não se apresentou textualmente em um dos PPPs, mas, sob o ponto de vista do conteúdo do conceito, ela esteve em todos eles. Na conclusão, há a indicação de dificuldades que a pesquisa ofereceu e de três proposições, inclusive, a de um Fórum Nacional de Cursos de Pedagogia.

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Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
08-07-2024
Como Citar
FRANCISCO MARTINS, M. Cidadania nos cursos de Pedagogia: uma análise de projetos político-pedagógicos . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5780, 8 jul. 2024.
Seção
Estudos