Didática na educação infantil: mediação para humanização de crianças

Palavras-chave: educação infantil; didática; humanização

Resumo

O artigo trata de pesquisa realizada com o objetivo de analisar significações produzidas por discentes acerca do ensino na educação infantil com vistas à humanização das crianças. A investigação envolveu 21 discentes do quinto período de um curso de Pedagogia. Os dados foram produzidos em roda de conversa, diário formativo, construção de brinquedos e memoriais formativos durante a disciplina Didática da Educação Infantil. Os resultados evidenciam que os estudos pautados na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica colaboram para que as discentes em formação avancem na compreensão do desenvolvimento da criança atrelado à maturação biológica para o desenvolvimento do psiquismo envolvendo a produção de funções psicológicas superiores, mediado pelo brincar como atividade guia do desenvolvimento infantil. Conclui-se que os fundamentos das teorias histórico-culturais medeiam a expansão de significações sobre a atividade pedagógica com vistas à humanização das crianças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Sousa Alencar Marques, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Maria de Nazareth Fernandes Martins , Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Publicado
26-07-2024
Como Citar
SOUSA ALENCAR MARQUES, E.; FERNANDES MARTINS, M. DE N. Didática na educação infantil: mediação para humanização de crianças. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5781, 26 jul. 2024.
Seção
Estudos