A História Natural/Biologia no ensino secundário de Pernambuco: traços morfológicos e estilísticos dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira (1939-1965)

Palavras-chave: História Natural; disciplina escolar; ensino secundário

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como se ensinava a disciplina escolar História Natural/Biologia em Pernambuco entre as décadas de 1930 e 1960. Foi conduzida uma pesquisa documental para examinar traços morfológicos e estilísticos em livros didáticos escritos por Valdemar de Oliveira, médico e professor pernambucano, com base nas seguintes categorias de análise: a) marcas textuais; b) técnicas de organização e condensação do texto; c) concretização dos conteúdos; e d) exercícios. Os livros didáticos apresentaram marcas textuais, como número elevado de nomes científicos e expressões em língua estrangeira, indicando uma perspectiva acadêmica no processo de ensino. A instrução por repetição, utilizando analogias ou técnicas mnemônicas, sugere que havia um procedimento de ensino que selecionava e estabelecia os conteúdos escolares. As imagens foram usadas frequentemente como mecanismos mediadores para favorecer a apresentação e a clarificação dos conteúdos. Os exercícios eram empregados como um elemento facilitador no processo de ensino, principalmente os questionários. As atividades experimentais sugeridas partiam de uma perspectiva indutivista e constituíam uma estratégia didática para comprovar o fenômeno científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Beserra de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado
26-07-2024
Como Citar
BESERRA DE FARIAS, G. A História Natural/Biologia no ensino secundário de Pernambuco: traços morfológicos e estilísticos dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira (1939-1965). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5786, 26 jul. 2024.
Seção
Estudos