Base Nacional Comum Curricular: impacto sobre a cultura profissional e a forma escolar

Palavras-chave: BNCC; política educacional; cultura profissional; forma escolar

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação infantil e no ensino fundamental é certamente uma das mais importantes novidades da política educacional brasileira. A motivação da BNCC está associada ao enfrentamento de aspectos crônicos da desigualdade escolar, por meio da delimitação de um conjunto de competências e habilidades capazes de lastrear a organização de currículos e de políticas curriculares orientadas para a valorização da centralidade do estudante e de seu direito à aprendizagem. O artigo pretende analisar empiricamente a incidência da BNCC sobre a cultura profissional, em especial a dos professores, bem como sobre a forma escolar. Para tanto, parte de um diálogo entre a sociologia da educação e a literatura especializada em políticas públicas, explorando questões relacionadas às teorias da resistência à mudança. O estudo mobiliza inédita pesquisa, realizada em escala nacional, com 48 mil profissionais e cerca de 35 mil estudantes de 5º e 9º anos das redes públicas. Apesar de a análise dos dados apontar para uma recepção positiva da BNCC por parte dos profissionais da educação, o padrão de respostas dos estudantes sugere níveis mais profundos de resistência, o que remete ao caráter tendencialmente inercial da forma escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Baumann Burgos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro da Universidade Cândido Mendes (IUPERJ/UCAM). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Caíque Cunha Bellato, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Gianne Neves Oliveira, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Mariana Junqueira Camasmie, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
04-04-2024
Como Citar
BAUMANN BURGOS , M.; CUNHA BELLATO, C.; NEVES OLIVEIRA, G.; JUNQUEIRA CAMASMIE, M. Base Nacional Comum Curricular: impacto sobre a cultura profissional e a forma escolar . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5795, 4 abr. 2024.
Seção
Estudos