Relação entre autoeficácia docente para apoiar o bem-estar do aluno, autoeficácia para regular as emoções e comportamento pró-social em professores

Palavras-chave: autoeficácia; bem-estar; emoções; pró-social

Resumo

A Organização Mundial da Saúde e a Base Nacional Comum Curricular defendem a implementação de uma saúde integral no contexto escolar, o que pressupõe o bem-estar socioemocional do aluno. Nessa implementação, a atuação do professor é fundamental. Estudos apontam que entre os determinantes da conduta docente estão as características socioemocionais e a autoeficácia. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a autoeficácia docente para apoiar o bem-estar do educando, a autoeficácia para regular as emoções e a prática de ações pró-sociais em professores. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo quantitativo com alcance descritivo e correlacional, do qual participaram 229 professores da educação básica. Os resultados revelaram, por meio de análise de caminhos, que o modelo que apresenta o melhor ajuste é aquele no qual a autoeficácia para regular as emoções tem um efeito direto na autoeficácia para apoiar o bem-estar do aluno, o que, por sua vez, tem um efeito direto na prática de ações associadas ao bem-estar do estudante, e este, finalmente, tem um efeito direto na realização de condutas pró-sociais.

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Biografia do Autor

Elias José de Lima Júnior, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Roberto Tadeu Iaochite , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado
31-03-2025
Como Citar
DE LIMA JÚNIOR, E. J.; IAOCHITE , R. T. Relação entre autoeficácia docente para apoiar o bem-estar do aluno, autoeficácia para regular as emoções e comportamento pró-social em professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e5798, 31 mar. 2025.
Seção
Estudos