Professores(as) marcantes em pauta: um olhar à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica
Resumo
O presente artigo é parte de uma investigação desenvolvida durante o curso de Mestrado em Educação realizado em uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. A pesquisa que o originou teve como objetivo identificar e analisar os conhecimentos e os saberes mobilizados por professores da educação básica considerados marcantes por seus alunos. Neste texto, apresentamos as justificativas mencionadas por estudantes do Curso Normal na indicação dos professores que consideraram positivamente marcantes em suas trajetórias escolares. Advinda das Ciências Humanas, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e contou, como metodologia, com o preenchimento de um questionário composto por questões fechadas e abertas respondidas por estudantes da 1ª série do Curso Normal Médio de uma escola pública estadual. Mediante o preenchimento do questionário, os estudantes indicaram professores e/ou ex-professores que qualificavam como marcantes, bem como explicitaram as razões pelas quais assim os compreendiam. Os dados apontam a dimensão humana como importante viés na condução da prática docente, com atenção especial para a indissociabilidade entre ensinar bem, valorizar o diálogo e estabelecer relações de afeto. Acreditamos que as análises apresentadas podem contribuir com a ampliação do debate relacionado à prática docente, fornecendo informações que poderão inspirar novos estudos sobre o tema.
Downloads
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.