Análise de sequências didáticas investigativas produzidas por docentes de Ciências da educação do campo em um contexto de formação continuada

Palavras-chave: processo formativo; ambiente colaborativo; ensino de Ciências; material didático

Resumo

Neste artigo, discutem-se as contribuições de sequências didáticas investigativas (SDIs) desenvolvidas em curso de formação continuada. Propõe-se analisar os materiais produzidos e desenvolvidos no grupo de estudos composto por docentes de Ciências da educação do campo do ensino fundamental, anos finais, do município de Imperatriz, Maranhão. A metodologia abarcou procedimentos técnicos da pesquisa-ação; as SDIs planejadas e desenvolvidas pelos participantes no ambiente colaborativo se tornaram o material empírico do estudo. A análise dos dados coletados se deu de forma sistematizada e qualitativa. Como resultado, observou-se que o planejamento de SDIs em ambiente de formação continuada contribuiu para a construção do conhecimento dos docentes, proporcionando-lhes novos espaços de aprendizagem, em que foram contemplados momentos de diálogos, discussões e trocas de saberes práticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Tiago Pereira Leite, Universidade do Estado do Pará (Uepa). Belém, Pará, Brasil.

Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Belém, Pará, Brasil.

Inês Trevisan, Universidade do Estado do Pará (Uepa). Belém, Pará, Brasil.

Doutora em Educação e Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Publicado
23-05-2024
Como Citar
PEREIRA LEITE, P. T.; TREVISAN, I. Análise de sequências didáticas investigativas produzidas por docentes de Ciências da educação do campo em um contexto de formação continuada. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5815, 23 maio 2024.
Seção
Estudos