Estágio de aperfeiçoamento docente no ensino superior: um relato de experiência na licenciatura em Pedagogia

Palavras-chave: estágio docente; relato de experiência; abordagem sócio-histórica

Resumo

Este é um relato de experiência de estágio para aperfeiçoamento docente em uma universidade federal. Utiliza-se a abordagem autobiográfica-narrativa e a análise de avaliação feita pelos estudantes acerca do processo de ensino-aprendizagem. As discussões são sustentadas por contribuições de pesquisadores da docência no ensino superior e pela abordagem sócio-histórica. Os resultados obtidos evidenciam que o estágio foi uma experiência significativa e de grande relevância para a formação de docentes universitários. Quanto à análise descritiva dos dados de avaliação dos estudantes, observa-se um valor significativo para a atuação do docente com ações reflexivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna de Oliveira Julião, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Mestre em Ciências – Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Guarulhos, São Paulo, Brasil.

María Victoria Velásquez, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Mestre em Ensino Superior pela Universidade Experimental Pedagógica Libertador. Maturín, Venezuela. Mestre em Gestão Educacional pela Universidade Yacambú. Barquisimeto, Venezuela.

Publicado
02-10-2024
Como Citar
DE OLIVEIRA JULIÃO, B.; VELÁSQUEZ, M. V. Estágio de aperfeiçoamento docente no ensino superior: um relato de experiência na licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5983, 2 out. 2024.
Seção
Relatos de Experiência