Roteiros experimentais imagéticos: contribuições semióticas sobre o ensino de reações químicas para alunos surdos
Resumo
O estudo se propõe a analisar, à luz da semiótica peirceana, a compreensão conceitual sobre as reações químicas e as diferentes evidências que comprovam suas ocorrências, com base na realização de experimentos orientados por roteiros imagéticos contendo procedimentos experimentais descritos com recursos visuais. A investigação com elementos da pesquisa participante foi desenvolvida em um centro educacional bilíngue de surdos e contou com a participação de nove alunos da 2ª série do ensino médio, a professora regente, um professor em formação inicial e um em formação continuada. Os dados consistiram na transcrição das interações discursivas coletadas por meio da videogravação e foram submetidos à análise da conversação. Os resultados demonstram que os alunos surdos conseguem executar autonomamente os experimentos por meio do roteiro imagético e evidenciam a manifestação dos conceitos peirceanos de primeiridade, secundidade e terceiridade durante a realização da intervenção pedagógica, o que comprova a potencialidade do uso do roteiro experimental imagético para a elaboração conceitual dos alunos surdos.
Downloads
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.