Roteiros experimentais imagéticos: contribuições semióticas sobre o ensino de reações químicas para alunos surdos

Palavras-chave: recursos visuais; Química; Peirce; surdez

Resumo

O estudo se propõe a analisar, à luz da semiótica peirceana, a compreensão conceitual sobre as reações químicas e as diferentes evidências que comprovam suas ocorrências, com base na realização de experimentos orientados por roteiros imagéticos contendo procedimentos experimentais descritos com recursos visuais. A investigação com elementos da pesquisa participante foi desenvolvida em um centro educacional bilíngue de surdos e contou com a participação de nove alunos da 2ª série do ensino médio, a professora regente, um professor em formação inicial e um em formação continuada. Os dados consistiram na transcrição das interações discursivas coletadas por meio da videogravação e foram submetidos à análise da conversação. Os resultados demonstram que os alunos surdos conseguem executar autonomamente os experimentos por meio do roteiro imagético e evidenciam a manifestação dos conceitos peirceanos de primeiridade, secundidade e terceiridade durante a realização da intervenção pedagógica, o que comprova a potencialidade do uso do roteiro experimental imagético para a elaboração conceitual dos alunos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Matos Ferreira, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Graduado em Química – Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Gustavo Fernandes Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Anápolis, Goiás, Brasil.

Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Claudio Roberto Machado Benite, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutor em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Publicado
14-11-2024
Como Citar
FERREIRA, L. M.; RODRIGUES, G. F.; PEREIRA, L. DE L. S.; BENITE, C. R. M. Roteiros experimentais imagéticos: contribuições semióticas sobre o ensino de reações químicas para alunos surdos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e6008, 14 nov. 2024.
Seção
Estudos