Performance Matemática Story e participação computacional: análise de narrativa digital produzida por uma estudante no “MatLet”

Palavras-chave: Educação Matemática; Performance Matemática Digital; narrativa digital; arte

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem permeado pelo uso das tecnologias digitais, das artes e da construção de narrativas digitais multimodais, tendo como enfoque didático-pedagógico a Performance Matemática Digital e a ampliação dessa perspectiva por meio da proposição da Performance Matemática Stories. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que traz o recorte de um trabalho desenvolvido no âmbito da educação básica, com estudantes do 9º ano de uma escola da Rede de Ensino Municipal da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A partir de uma prática pedagógica que consistiu na produção de narrativas digitais, em que os estudantes comunicaram seus sentimentos e suas atitudes diante da experiência matemática em sala de aula, foi selecionada uma story digital intitulada O Mundo MatLet, investigada por meio da análise da narrativa performática e das perspectivas de aprendizagem em participação computacional. Concluiu-se que essas duas abordagens se complementam e, embora a story não explore “grandes ideias matemáticas”, outros aspectos merecem destaque do ponto de vista pedagógico-matemático, como o compartilhamento da identidade matemática do estudante, a comunicação de suas experiências matemáticas estéticas, as relações da Matemática com o cotidiano, a dimensão interdisciplinar, a criatividade, a representatividade feminina nessa área e o empoderamento da mulher negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Lima Brum, Rede Municipal de Ensino do Rio Grande do Sul. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp). São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela University of Western Ontario (UWO).

Immaculate Kizito Namukasa, Western University. London, Ontário, Canadá.

Doutora em Educação pela University of Alberta.

Publicado
31-03-2025
Como Citar
DE LIMA BRUM, A.; CORRÊA PEREIRA, E.; SCUCUGLIA RODRIGUES DA SILVA, R.; KIZITO NAMUKASA, I. Performance Matemática Story e participação computacional: análise de narrativa digital produzida por uma estudante no “MatLet”. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6086, 31 mar. 2025.
Seção
Estudos