Práticas de ensino inovadoras (com tecnologias digitais) de professores do ensino superior público na Colômbia

Palavras-chave: tecnologias digitais; práticas de ensino inovadoras; ensino superior; pedagogia universitária

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender e analisar as práticas inovadoras de ensino com tecnologias digitais (TD) de professores que lecionam em cursos de graduação em universidades públicas da Colômbia. A pesquisa é de natureza qualitativa e se fundamenta na abordagem metodológica da grounded theory (GT). Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário, na fase inicial, e uma entrevista intensiva, na segunda fase. A amostra foi composta por 21 professores de diferentes cursos de graduação de instituições de ensino superior (IES) públicas da Colômbia. A análise dos dados seguiu os pressupostos metodológicos da perspectiva construtivista-interpretativa da GT. A partir da análise dos dados, foram extraídas quatro categorias conceituais: conceitualização da inovação educacional; TD e práticas pedagógicas inovadoras; TD a serviço do ensino; e alteração das percepções sobre TD no ensino. Associados a cada categoria, tres conceitos teóricos surgiram na codificação focalizada: romper com o paradigma magistrocêntrico; colaborar para ensinar; e expressões criativas por meio das quais surge a teorização substantiva do rejuvenescimento da pedagogia como forma de catalisar práticas inovadoras com TD. A pesquisa evidenciou que os professores do estudo têm avançado em práticas de ensino inovadoras por meio do uso de metodologias “ativas” e TD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciana María Córdoba Mercado, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Claudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista (Unesp). São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Alder Luis Pérez-Córdoba, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Publicado
28-02-2025
Como Citar
CÓRDOBA MERCADO, M. M.; DE LIMA, C. M.; PÉREZ-CÓRDOBA, A. L. Práticas de ensino inovadoras (com tecnologias digitais) de professores do ensino superior público na Colômbia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6096, 28 fev. 2025.