Programa de formação de profissionais que atuam nos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências (Nepres): relato de uma experiência formativa
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um programa de formação construído com e entre profissionais que atuam nos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências (Nepres) de 24 escolas localizadas na região do meio-oeste catarinense, visando ao enfrentamento e à prevenção da violência do tipo bullying. O embasamento empírico do texto consiste em uma investigação de abordagem qualitativa. O processo formativo desenvolvido na pesquisa possui sustentação teórico-metodológica na perspectiva da práxis de Paulo Freire, da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner e do método da inserção ecológica. A coleta de dados envolveu quatro etapas: i) organização e planejamento do programa de formação; ii) aplicação e análise de um questionário de diagnóstico aos participantes; iii) execução do programa de formação; iv) avaliação interativa, aplicação de questionário de avaliação final e diários de campo. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Foram evidenciadas quatro ações teórico-práticas, mobilizadas pelos profissionais, a partir do programa de formação: i) reestruturação das equipes dos Nepres; ii) planejamento de projetos interdisciplinares; iii) reorganização de espaços físicos da escola; e iv) constituição de grupos de estudos, reflexão e planejamento na escola, envolvendo o coletivo de profissionais. O programa, no formato desenvolvido, constitui alternativa para o enfrentamento e a prevenção do bullying nas instituições.
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