Programa de formação de profissionais que atuam nos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências (Nepres): relato de uma experiência formativa

Palavras-chave: bullying; programa de formação docente; políticas públicas; Teoria Bioecológica; perspectiva de Paulo Freire

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um programa de formação construído com e entre profissionais que atuam nos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências (Nepres) de 24 escolas localizadas na região do meio-oeste catarinense, visando ao enfrentamento e à prevenção da violência do tipo bullying. O embasamento empírico do texto consiste em uma investigação de abordagem qualitativa. O processo formativo desenvolvido na pesquisa possui sustentação teórico-metodológica na perspectiva da práxis de Paulo Freire, da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner e do método da inserção ecológica. A coleta de dados envolveu quatro etapas: i) organização e planejamento do programa de formação; ii) aplicação e análise de um questionário de diagnóstico aos participantes; iii) execução do programa de formação; iv) avaliação interativa, aplicação de questionário de avaliação final e diários de campo. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Foram evidenciadas quatro ações teórico-práticas, mobilizadas pelos profissionais, a partir do programa de formação: i) reestruturação das equipes dos Nepres; ii) planejamento de projetos interdisciplinares; iii) reorganização de espaços físicos da escola; e iv) constituição de grupos de estudos, reflexão e planejamento na escola, envolvendo o coletivo de profissionais. O programa, no formato desenvolvido, constitui alternativa para o enfrentamento e a prevenção do bullying nas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP).

Publicado
28-04-2025
Como Citar
TESSARO, M.; TREVISOL, M. T. C. Programa de formação de profissionais que atuam nos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências (Nepres): relato de uma experiência formativa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6120, 28 abr. 2025.
Seção
Relatos de Experiência