“Eu gosta muito de jogo”: apropriação da escrita de verbos por alunos surdos

Palavras-chave: surdez; português como segunda língua; morfologia verbal; consciência morfológica

Resumo

O aprendizado da morfologia verbal da língua portuguesa (LP) como segunda língua por surdos tem sido apontado como um dos grandes desafios na apropriação da escrita. Para compreender melhor a escrita de verbos por esses sujeitos, Rocha-Toffolo (2022a) analisou textos produzidos por 17 alunos do ensino fundamental II, com o objetivo de identificar, categorizar e refletir sobre os principais desvios na produção dos verbos. Observou-se que as maiores ocorrências relacionadas à escrita inadequada de verbos foram relativas às dificuldades na flexão verbal de pessoa e tempo e ao uso de verbos no infinitivo e de locuções verbais. Algumas hipóteses que podem justificar tais dificuldades foram levantadas, e apresentaram-se três questões que repercutem na escrita dos alunos surdos: 1) a ausência de uma primeira língua consolidada que sirva de base para a entrada no processo de alfabetização no português escrito como segunda língua; 2) a limitação de conhecimentos prévios sobre a língua oral; e 3) o pouco domínio do vocabulário da língua portuguesa. Considerando que a percepção e o processamento da LP escrita por surdos são basicamente visuais, recomenda-se que o ensino seja estruturado com base no letramento visual e no uso de estratégias que visem aprimorar as habilidades de consciência morfológica. Espera-se que os resultados e as reflexões apresentadas possam auxiliar no entendimento sobre as dificuldades na escrita de verbos por surdos e contribuir na elaboração de práticas didáticas adequadas a essa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Chagas Rocha Toffolo, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Linguística aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado
12-06-2025
Como Citar
CHAGAS ROCHA TOFFOLO, A.; LIMA OLIVEIRA GUIMARÃES, D. M. “Eu gosta muito de jogo”: apropriação da escrita de verbos por alunos surdos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6137, 12 jun. 2025.
Seção
Estudos