A avaliação do desempenho docente sob o olhar dos gestores: a prescrição imperativa e os múltiplos contornos

Palavras-chave: avaliação; docente; desempenho; gestão

Resumo

O artigo trata da avaliação do desempenho docente relacionada aos desafios da gestão escolar. O objetivo é analisar a manifestação das dirigentes escolares sobre a avaliação do desempenho docente, considerando um conjunto de orientações e regulações atuais que intervêm no trabalho dos professores, na autonomia e nos modos de gestão da escola. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas com dez diretoras de escolas públicas em efetivo exercício na rede estadual de ensino do Tocantins. A discussão teórica visa situar a temática, relacionando-a ao conjunto das reformas educacionais das últimas décadas, com base em Oliveira (2004), Lima (2018), Libâneo (2016), Maguire e Ball (2011), Maldonado e Chavez (2020), Hypolito (2011), entre outros. Constata-se que a avaliação do desempenho docente se tornou uma recomendação obrigatória, porém, com múltiplas interpretações, dificuldades e desencontros para orientá-la no interior das escolas.

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Biografia do Autor

Cleomar Locatelli, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicado
28-04-2025
Como Citar
LOCATELLI, C. A avaliação do desempenho docente sob o olhar dos gestores: a prescrição imperativa e os múltiplos contornos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6223, 28 abr. 2025.
Seção
Estudos