“Saber jogar o jogo”: o futsal no Projeto Futsal Feminista
Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender como a treinadora e pesquisadora, primeira autora deste artigo, percebe-se na liderança de um processo de desenvolvimento de um ambiente pedagógico para o engajamento de mulheres no futsal. Trata-se de uma pesquisa autoetnográfica, com o uso da observação participante e dos registros em diário de campo da treinadora. As análises e as discussões possibilitaram o entendimento de que os processos de ensino-aprendizagem sobre o “saber jogar o jogo” de futsal, no contexto do Projeto Futsal Feminista, podem ser categorizados em, pelo menos, quatro tipos: (1) “o jogo da vida”; (2) “o jogo do óbvio”; (3) “o jogo do tempo”; e (4) “o jogo da disputa”. Todos eles são, de algum modo, atravessados pelas relações de gênero e poder em disputa, fazendo com que o “saber jogar o jogo” vá além da constituição das regras da modalidade esportiva.
Downloads
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.

















