“Saber jogar o jogo”: o futsal no Projeto Futsal Feminista

Palavras-chave: futsal; gênero; projeto de extensão

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como a treinadora e pesquisadora, primeira autora deste artigo, percebe-se na liderança de um processo de desenvolvimento de um ambiente pedagógico para o engajamento de mulheres no futsal. Trata-se de uma pesquisa autoetnográfica, com o uso da observação participante e dos registros em diário de campo da treinadora. As análises e as discussões possibilitaram o entendimento de que os processos de ensino-aprendizagem sobre o “saber jogar o jogo” de futsal, no contexto do Projeto Futsal Feminista, podem ser categorizados em, pelo menos, quatro tipos: (1) “o jogo da vida”; (2) “o jogo do óbvio”; (3) “o jogo do tempo”; e (4) “o jogo da disputa”. Todos eles são, de algum modo, atravessados pelas relações de gênero e poder em disputa, fazendo com que o “saber jogar o jogo” vá além da constituição das regras da modalidade esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martina Gonçalves Burch Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Publicado
30-07-2025
Como Citar
GONÇALVES BURCH COSTA, M.; HACHLER RICARDO, K.; GINCIENE, G. “Saber jogar o jogo”: o futsal no Projeto Futsal Feminista. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6290, 30 jul. 2025.
Seção
Estudos