Práticas educativas na educação de jovens e adultos orientadas pela problematização do conhecimento à luz da pedagogia freiriana

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; problematização do conhecimento; práticas educativas

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo realizar vivências orientadas para a problematização do conhecimento no contexto das práticas educativas da educação de jovens e adultos (EJA). No percurso metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta dos dados ocorreu por meio do recurso das aulas-espetáculo. Para análise dos dados, foi efetuada a análise de conteúdo temático-categorial. Com base nos resultados, infere-se que a aula-espetáculo desenvolvida no contexto da EJA possibilitou às práticas educativas a vivência da problematização do conhecimento por meio da comunicação interativa e do compartilhamento de saberes, que, de forma conjunta, contribuíram para a reflexão crítica dos(as) participantes sobre o seu processo educativo e a influência que este tem para a transformação de sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayne Millena Ferreira Rodrigues do Nascimento, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (Seduc-PE). Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE). Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto-Portugal (FPCEUP).

Publicado
30-07-2025
Como Citar
FERREIRA RODRIGUES DO NASCIMENTO, J. M.; GOMES DA SILVA, M. DE F. Práticas educativas na educação de jovens e adultos orientadas pela problematização do conhecimento à luz da pedagogia freiriana. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6291, 30 jul. 2025.
Seção
Relatos de Experiência