Perfil socioacadêmico de discentes cotistas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave: Educação Física; ensino superior; ações afirmativas; justiça social; políticas públicas

Resumo

Esta pesquisa se insere no campo de estudos das políticas públicas brasileiras de ação afirmativa do ensino superior, mais precisamente, aborda o sistema de cotas e de assistência estudantil. O estudo teve como objetivo analisar o perfil socioacadêmico de discentes cotistas com insuficiência de rendimento do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa do tipo exploratória, com análise documental dos dados referentes ao site Acesso à Graduação UFRJ; às informações do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica; e ao atendimento da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico de 26 estudantes cotistas de um total de 697 cotistas ingressos entre 2011.1 e 2019.1. Os resultados apontaram como determinados marcadores sociais de diferença (gênero, cor/raça e socioeconômico) impactaram o desempenho estudantil dos cotistas, futuros docentes em Educação Física. Foi possível concluir como as ações de permanência podem garantir um papel facilitador de desempenho no nível universitário e, por consequência, uma formação de professores de Educação Física que, historicamente, costumam ser alijados em seus direitos fundamentais durante as suas trajetórias ou inserções sociais.

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Biografia do Autor

Rozane Gomes Tardin, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Alan Camargo Silva, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Publicado
26-09-2025
Como Citar
TARDIN, R. G.; CAMARGO SILVA, A.; PEREIRA, E. G. B. Perfil socioacadêmico de discentes cotistas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6300, 26 set. 2025.
Seção
Estudos