Perfil socioacadêmico de discentes cotistas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
Esta pesquisa se insere no campo de estudos das políticas públicas brasileiras de ação afirmativa do ensino superior, mais precisamente, aborda o sistema de cotas e de assistência estudantil. O estudo teve como objetivo analisar o perfil socioacadêmico de discentes cotistas com insuficiência de rendimento do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa do tipo exploratória, com análise documental dos dados referentes ao site Acesso à Graduação UFRJ; às informações do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica; e ao atendimento da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico de 26 estudantes cotistas de um total de 697 cotistas ingressos entre 2011.1 e 2019.1. Os resultados apontaram como determinados marcadores sociais de diferença (gênero, cor/raça e socioeconômico) impactaram o desempenho estudantil dos cotistas, futuros docentes em Educação Física. Foi possível concluir como as ações de permanência podem garantir um papel facilitador de desempenho no nível universitário e, por consequência, uma formação de professores de Educação Física que, historicamente, costumam ser alijados em seus direitos fundamentais durante as suas trajetórias ou inserções sociais.
Downloads
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.

















