A emergência do adulto brincante na formação continuada com professoras da educação infantil

Palavras-chave: professores brincantes; corporalidade; formação de professores

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a emergência da corporalidade em processos formativos vivenciados por professoras da educação infantil. Os dados emergiram após a transcrição do áudio de uma gravação do encontro final de um curso de 40 horas oferecido para 80 professoras da educação infantil do município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A metodologia de análise adotada como estratégia foi a análise de conteúdo, que originou duas categorias: formações e adultos brincantes. Como principal resultado, foi possível identificar que, se processos formativos não notabilizarem a corporalidade docente, essa invisibilidade tenderá a refletir nas ações educativas pedagógicas que são propostas para as crianças pequenas.

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Biografia do Autor

Lindsey Machado de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Pedagogia – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Milzalicia Aoki Duda, Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduanda em Pedagogia – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Ângela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Publicado
12-06-2025
Como Citar
MACHADO DE OLIVEIRA, L.; AOKI DUDA, M.; ADRIANE SCHMIDT BERSCH, ÂNGELA. A emergência do adulto brincante na formação continuada com professoras da educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6439, 12 jun. 2025.
Seção
Estudos