Efeito-escola e escolaridade parental: relações com o perfil neuropsicológico e o desempenho aritmético de alunos do 4º e do 6º ano do ensino fundamental

Palavras-chave: efeito-escola; escolaridade parental; desempenho aritmético; perfil neuropsicológico

Resumo

Este estudo busca caracterizar três escolas no que diz respeito aos recursos físicos e humanos, e verificar as relações do efeito-escola e do grau de instrução escolar dos pais com o desempenho aritmético e com o perfil neuropsicológico dos alunos. Para isso, contou com 166 sujeitos de 9 a 12 anos de idade, estudantes do 4º e do 6º ano do ensino fundamental. Foram utilizadas avaliações de quociente intelectual, funções neuropsicológicas, desempenho aritmético e questionário socioeconômico. As análises foram realizadas por meio da estatística Anova e de correlações de Spearman. As três escolas apresentaram resultados muito diferentes, principalmente em relação ao desempenho aritmético. Essa diferença não aconteceu de modo significativo na maioria das tarefas neuropsicológicas, o que leva a concluir a relevância do efeito-escola no desempenho. A escolaridade da mãe e do pai não demonstrou um impacto estatisticamente significativo no desempenho aritmético, mas se revelou importante para o desenvolvimento da linguagem. Destaca-se a relevância do papel da escola no rendimento aritmético dos alunos, enfatizando o professor como peça-chave nos processos interventivos, bem como a importância da família para o desenvolvimento de habilidades neuropsicológicas dos educandos. Ressalta-se, também, a integração entre a instituição escolar e os pais para potencializar o desenvolvimento do estudante na sua integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Évelin Fulginiti de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Camila Oliveira Görgen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado
30-07-2025
Como Citar
FULGINITI DE ASSIS, ÉVELIN; OLIVEIRA GÖRGEN, C.; VELLINHO CORSO, L. Efeito-escola e escolaridade parental: relações com o perfil neuropsicológico e o desempenho aritmético de alunos do 4º e do 6º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6441, 30 jul. 2025.
Seção
Estudos