Efeito-escola e escolaridade parental: relações com o perfil neuropsicológico e o desempenho aritmético de alunos do 4º e do 6º ano do ensino fundamental
Resumo
Este estudo busca caracterizar três escolas no que diz respeito aos recursos físicos e humanos, e verificar as relações do efeito-escola e do grau de instrução escolar dos pais com o desempenho aritmético e com o perfil neuropsicológico dos alunos. Para isso, contou com 166 sujeitos de 9 a 12 anos de idade, estudantes do 4º e do 6º ano do ensino fundamental. Foram utilizadas avaliações de quociente intelectual, funções neuropsicológicas, desempenho aritmético e questionário socioeconômico. As análises foram realizadas por meio da estatística Anova e de correlações de Spearman. As três escolas apresentaram resultados muito diferentes, principalmente em relação ao desempenho aritmético. Essa diferença não aconteceu de modo significativo na maioria das tarefas neuropsicológicas, o que leva a concluir a relevância do efeito-escola no desempenho. A escolaridade da mãe e do pai não demonstrou um impacto estatisticamente significativo no desempenho aritmético, mas se revelou importante para o desenvolvimento da linguagem. Destaca-se a relevância do papel da escola no rendimento aritmético dos alunos, enfatizando o professor como peça-chave nos processos interventivos, bem como a importância da família para o desenvolvimento de habilidades neuropsicológicas dos educandos. Ressalta-se, também, a integração entre a instituição escolar e os pais para potencializar o desenvolvimento do estudante na sua integralidade.
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