Entre bichos e monstros: os livros preferidos por crianças hospitalizadas
Resumo
Muitas iniciativas têm sido desenvolvidas no sentido de humanizar o tratamento hospitalar, por meio de atividades lúdicas para crianças internadas, entre elas sessões de contação de histórias. Já se sabe que o contato com narrativas apresenta resultados positivos para o bem-estar geral das crianças. Entretanto, faltam estudos que examinem suas preferências em relação aos livros. Esta pesquisa propõe-se a analisar o interesse de crianças hospitalizadas por livros que lhes foram apresentados, buscando encontrar padrões em suas escolhas. As reações de 174 crianças com idades entre 6 e 10 anos foram analisadas. Os resultados mostraram que as crianças tendem a preferir livros em que figuram animais humanizados ou personagens monstruosos que demonstram comportamentos também humanizados. Essas opções foram feitas em detrimento de personagens humanos, sejam eles adultos ou crianças, bem como de animais não personificados e de livros com capas abstratas. Ambiciona-se contribuir para a obtenção de resultados ideais no trabalho das organizações que levam contadores de histórias aos hospitais e, com isso, proporcionar melhorias na qualidade da internação pediátrica humanizada.
Downloads
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.

















