Implementação da abordagem CCS e do Desenho Universal para a Aprendizagem como referenciais conceituais para a formação docente inclusiva por meio do Lesson Study

Palavras-chave: educação inclusiva; Lesson Study; Desenho Universal para a Aprendizagem; abordagem CCS

Resumo

Este artigo examina como a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em articulação com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), pode ser operacionalizada por meio do Lesson Study como referencial para a promoção da educação inclusiva. A investigação foi conduzida no âmbito de um curso de formação inicial de professores em uma universidade brasileira, com foco na preparação de futuros docentes para práticas inclusivas. A análise contempla de que modo a abordagem CCS e o DUA contribuíram para o desenvolvimento profissional docente e para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas, apontando o Lesson Study como uma metodologia com potencial para fundamentar políticas e práticas educacionais voltadas à formação de professores. Os resultados do estudo indicam que a integração do Lesson Study com os princípios pedagógicos da abordagem CCS e do DUA favorece a constituição de práticas docentes inclusivas, capazes de responder às múltiplas necessidades educacionais dos estudantes. Evidencia-se que, ao ancorar os processos formativos docentes nos ciclos colaborativos do Lesson Study, orientados pelos fundamentos da abordagem CCS e do DUA, foi possível estabelecer condições adequadas para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, contribuindo para a consolidação da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Carmem Silvia de Souza Lima, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Seán Anthony Bracken, Universidade de Worcester. Worcester, Worcestershire, Reino Unido.

Doutor em Educação pela Universidade de Leicester.

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado
27-11-2025
Como Citar
DE SOUZA LIMA, C. S.; TOMOE MORIYA SCHLÜNZEN, E.; BRACKEN, S. A.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. Implementação da abordagem CCS e do Desenho Universal para a Aprendizagem como referenciais conceituais para a formação docente inclusiva por meio do Lesson Study. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6473, 27 nov. 2025.
Seção
Estudos