Implementação da abordagem CCS e do Desenho Universal para a Aprendizagem como referenciais conceituais para a formação docente inclusiva por meio do Lesson Study
Resumo
Este artigo examina como a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em articulação com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), pode ser operacionalizada por meio do Lesson Study como referencial para a promoção da educação inclusiva. A investigação foi conduzida no âmbito de um curso de formação inicial de professores em uma universidade brasileira, com foco na preparação de futuros docentes para práticas inclusivas. A análise contempla de que modo a abordagem CCS e o DUA contribuíram para o desenvolvimento profissional docente e para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas, apontando o Lesson Study como uma metodologia com potencial para fundamentar políticas e práticas educacionais voltadas à formação de professores. Os resultados do estudo indicam que a integração do Lesson Study com os princípios pedagógicos da abordagem CCS e do DUA favorece a constituição de práticas docentes inclusivas, capazes de responder às múltiplas necessidades educacionais dos estudantes. Evidencia-se que, ao ancorar os processos formativos docentes nos ciclos colaborativos do Lesson Study, orientados pelos fundamentos da abordagem CCS e do DUA, foi possível estabelecer condições adequadas para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, contribuindo para a consolidação da educação inclusiva.
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