Avaliação da Hipermídia para Uso em Educação: uma Abordagem Alternativa

  • Christina Silva
  • Ligia Elliot

Resumo

Por suas características específicas, a hipermídia requer uma abordagem não tradicional e critérios adequados para ser avaliada. Tal abordagem deve incluir não apenas a avaliação do produto mas também do processo, e deve ocorrer em ambientes reais de aprendizagem. Este artigo apresenta o desenvolvimento e a aplicação de uma abordagem alternativa para avaliar o uso da hipermídia no ensino de terceiro grau, que enfatiza a avaliação formativa e a realização de tarefas complexas e significativas pelos alunos, em cooperação, segundo uma perspectiva construtivista. Os resultados da aplicação da abordagem sugerem que a avaliação orientada para o produto, realizadapor especialistas, embora necessária, não foi suficiente para estimar a eficácia de um software educacional hipermídia que era parte integrante da abordagem. A avaliação dos efeitos do emprego da hipermídia revelou que ela é uma ferramenta cognitiva de grande utilidade educacional. Abstract Hypermedia technology requires a non-traditional approach and adequate criteria to be evaluated. Such an approach must include product evaluation and process evaluation as well, and must occur in real learning environments. This article presents the development and application of an alternative approach to evaluate hypermedia utilization by higher education students. This approach emphasizes formative evaluation strategies and aims at complex and meaningful education some tasks carried out by students in a constructivist perspective. The results of the application of this approach suggest that in despite of the product oriented evaluation made by specialists is always necessary, it was not sufficient to estimate its efficacy. The effects evaluation of the hypermedia revealed that this is a very useful cognitive tool in education. Résumé Par ses caractéristiques spéciphiques, l'hypermidia exige une approche non traditionnelle et des critères appropriés pour son évaluation. Cette approche doit inclure non seulement l'évaluation du produit mais aussi celui du procès et doit se développer dans des ambiances réelles d'apprentissage. Cet article présente le développement et l'application d'une approche alternative pour évaluer l'utilisation de l'hypermidia dans l'enseignement supérieur. Cette approche renforce l'évaluation formative et la réalisation des travaux complexes et significatifs de la part des élèves, en coopération, a partir d'une perspective constructiviste. Les résultats de l'application de l'approche nous suggèrent que l'évaluation orientée vers le produit et realizée par des spécialistes, même étant nécessaire, n 'est pas suffisante pour nous donner l'estimative de l'efficacité d'un logiciel éducatif hypermidia et partie intégrante de l approche. L'évaluation des effets de l'emploi de l'hypermidia a révélé qu 'elle est un outil cognitiftrès utile pour l'éducation. Resumen Por sus características específicas, la tecnología hipermidia necesita una abordaje no tradicional y criterios apropiados para ser evaluada. Tal abordaje inclue tanto la evaluación de producto quanto la de proceso y es desarrollada en ambientes reales de aprendizaje. Este artículo presenta el desarollo y la aplicación de una abordaje alternativa para evaluar la utilización de la hipermidia por alumnos del curso de Pedagogia. Esta abordaje resalta la evaluación formativa y la realización de tareas complexas y significativas por alumnos en cooperación según una perspectiva constructivista. Los resultados de la aplicación de esta abordaje sugeren que la evaluación orientada para el producto, realizada por los especialistas, es siempre necesaria, pero non fue suficiente para estimar su eficacia. Los efectos de la hipermidia indicaran que ella es un instrumento cognitivo de grande utilidad educacional.

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Publicado
01-12-1997
Como Citar
SILVA, C.; ELLIOT, L. Avaliação da Hipermídia para Uso em Educação: uma Abordagem Alternativa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 78, n. 188-89-90, 1 dez. 1997.
Seção
Estudos