Representação Social de "Problema Ambiental": uma Contribuição à Educação Ambiental
Resumo
Mostra que a representação de "problema ambiental" apresentada por professores (N=60), estudantes (N=45), documentos de organizações governamentais e não-governamentais (N=12) e livros didáticos (N=10) desfalca, distorce e suplementa o conceito de equilíbrio ecológico. Esse processo de reificação da equilibração ecossistêmica constitui sério obstáculo à educação científica. Abstract The research reveals how the representation of "environmental problem" showedby teachers (N=60) and students (N=45), and also by documents issuedby governmental and non-governmental organizations (N=12) and didactic books (10) distorts, defalcates and supplements the concept of ecological equilibrium. This process of reification of the ecosystemic equilibration is a serious obstacle to science education. Résumé Cette recherche montre comment la représentation de "problème ambiant " présentée par des instituteurs (N=60), des étudiants (N=45), dans les documents de l'organisations gouvernementales et nongouvernementales(N=12) et dans les livres didactiques (N=10) défalque, distord e supplémente le concept de l'équilibration écologique. Ce processus de réification de l'équilibration ecossistémique est un obstacle sérieux pour l'éducation scientifique. Resumen Esta investigación mostra que la representación de "problema del medio ambiente " presentado por docentes (N=60), estudiantes (N=45) y en los documentos de organizaciones gubernamentales e nongubernamentales (12) y en los libros didácticos (N=10) destorce, desfalca y suplementa lo concepto de equilibrio ecológico. Ése proceso de reificación de la equilibración de los ecosistemas consiste en un serio obstáculo a la educación científica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-1997
Como Citar
MAZZOTTI, T. Representação Social de "Problema Ambiental": uma Contribuição à Educação Ambiental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 78, n. 188-89-90, 1 dez. 1997.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.