Avaliação da Atuação dos Professores de 2º Grau nas Disciplinas de Matemática, Química, Física e Biologia na Microrregião do Médio Vale do Itajaí, SC

  • José Tafner

Abstract

A avaliação da atuação dos professores do 2º grau da Microrregião do Médio Vale do Itajaí nas disciplinas de Matemática, Química, Física e Biologia, dentro do quadro delineado pelo sistema social e do subsistema da unidade escolar, é o que se propõe fazer este estudo. Tentou visualizar o Jogo que se estabelece entre algumas variáveis que caracterizam a estrutura da escola (tradição escolar, burocracia escolar e status e papéis instituídos do professor, do diretor e do aluno), as que revelam as condições individuais do professor (situação social e formação) e sua atuação dentro da sala de aula. Não se pretendeu buscar explicações em termos lógico-causais, mas, a partir de pressupostos teóricos explicativos, procurou-se descobrir a realidade, tal como é vivenciada na escola, utilizando-se, além da análise dos dados, coletados através de entrevistas estruturadas, interpretações subjetivas, oriundas da experiência vivida. Não houve a intenção de fazer nem generalizações e nem leis. O uso das técnicas estatísticas apropriadas foi apenas um recurso metodológico a mais para poder entender e explicar melhor a realidade. O trabalho foi realizado junto aos colégios do Médio Vale do Itajaí, integrado por 11 municípios e uma população estimada em 350 mil habitantes. Estudam no ensino de 2º grau, nesta região, cerca de 13.000 alunos distribuídos em 38 colégios dos quais 28 são estaduais, dois municipais e oito particulares. A amostra constou de 68 professores, entre os 222 que atuam nas disciplinas em estudo, e 147 alunos da 2ª série do 2º grau. Na análise da escola, do professor e do trabalho pedagógico percebe-se claramente que este se apresenta interligado ao conjunto das relações sociais, tanto internas da própria escola como externas a ela. Muito do que acontece em sala de aula já vem determinado pelas instâncias burocráticas, através de suas normas e papéis instituídos, e pelas condições objetivas de vida do professor e dos alunos. O relacionamento entre a escola – a tradição escolar, a burocracia escolar, o status e os papéis instituídos – e a atuação do professor é que nem o poder, como diz Foucault, visível e invisível, presente e oculto, claro e enigmático, não se consegue determinar seu titular. Todavia, o relacionamento existe e se manifesta em determinada direção, porém, não se sabe quem o detêm verdadeiramente. Neste trabalho também não se conseguiu definir claramente esse relacionamento ou associação. Pode-se, todavia, afirmar, com relativa segurança, que a avaliação é sumamente importante para o conhecimento da realidade porque engendra, inclusive, a busca de definições mais objetivas dos fatores que interferem no trabalho pedagógico, propiciando subsídios para um melhor desempenho do professor.

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Published
20-01-1994